PROCESSO JURÍDICO

AS  ABOMINAÇÕES DA CASA DE ISRAEL DEPOIS DO ÊXODO

EZEQUIEL CAPITULO 20

JULGÁ-LOS-IAS= Homem mortal, você está pronto para julgar essa gente? Então julgue. Faça com que eles lembrem das coisas vergonhosas que os antepassados deles fizeram(v.4). Deus está convidando seu servo a anunciar o julgamento divino contra os representantes daquela nação pecaminosa. O conteúdo deste capitulo é como um processo jurídico contra a nação no qual as acusações  seguem o curso da história nacional. A data do discurso seria por volta de julho de 591 a.C (v.1). Quatro anos antes da destruição de Jerusalém. A data da fundação da nação de Israelita se conta desde o Êxodo, não obstante a vocação de Abraão ter extinto quinhentos anos antes. A resistência que Moisés suportou da parte do seu próprio povo, mostra que a influência do Egito ultrapassou a dos patriarcas ( v.6.8).



POR AMOR DO MEU NOME=Mas eles se revoltaram contra mim e não quiseram me ouvir. E não jogaram fora os seus ídolos nojentos, nem abandonaram os ídolos do Egito. Eu estava pronto para fazê-los sentir, ali no Egito, a força da minha ira. Porém não fiz isso a fim de não trazer desonra para o meu nome. Pois, na presença do povo no meio do qual os Israelitas estavam vivendo, eu havia anunciado que ia tirá-los do Egito( v.9). Quando Deus retirou seu povo do Egito, com grandes sinais, completou a obra até a chegada em Canaã, não por causa do merecimento humano, mas para que os que souberem do fato não chegassem a cair na descrença, vendo os planos divinos falharem como Moisés disse nas suplicas em favor do povo pecaminoso, qualquer castigo divino que caise sobre os Israelitas seria considerado como sinal de falta da parte de Deus em levar seu povo a segurança (Êx 32.11-14).



VIVARA POR ELA= Dei-lhes os meus estatutos, e lhes fiz conhecer os meus juízos, os quais cumprindo-os o homem, viverá por eles(v.11). A lei de Deus não é um jogo, mas um, alivio para guiar o povo em caminho de saúde física, mental, politica e espiritual, enfim, para conceder a plenitude da vida em todos os aspectos (Jo 10.10). 



TERRA QUE MANA LEITE E MEL= Além disso, no deserto jurei que não os levaria a terra que eu tinha dado a eles, uma terra boa e rica, a melhor de todas, que mana leite e mel(v.15). Alimentos dos mais completos e valiosos. O leite contém todos os alimentos necessários para a vida, o mel serve como remédio e como algo de doce sabor. Usando-se estes alimentos em lugar de gordura animal e de açúcar refinado, e acrescentando-se cebolas, azeitonas, maçãs, nozes, figos, cereais, uvas, manteigas, cominho, pepinos, alhos, lentilhas, hortelã, etc... que a terra de Canaã produzia, e, levando-se em consideração a proibição contra a carne de porco, eis uma dieta que seria recomendada até pela própria ciência moderna.


Print Friendly and PDF