HÁ DOR IGUAL A MINHA?

Todo o seu povo ainda suspirando, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas
a troco de mantimento para refrescarem a alma; vê, Senhor, e contempla, pois me tornei desprezível. Não vos comove isso, a todos vós que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o Senhor, no dia do furor da sua ira Lm .1.11-12.
Olhem para Jesus! "Eis o homem" Saiu, pois, Jesus, levando a coroa de espinho e a veste de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem Jo 19.5. Ele foi desprezado Is 53. Ele suportou tremenda oposição: Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos Hb 12.3. Ele é o torturado: Então, cuspiram-lhe no rosto e lhes davam murros, e outros o esbofetavam Mt 26.67. Ele sofreu por nós: Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fossemos feito justiça de Deus Gl 3.13; 2 Co 5.21. Uma exortação: A quem? a todos os que passam. Há uma dor como a sua dor? Seu suor é como grandes gotas de sangue. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E; o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até o chão Lc 22.44. Sua cabeça está perfurada pela coroa de espinho. E, tecendo uma coroa de espinho, puseram-lha na cabeça  e, em sua mão direita, uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo. Salve Rei dos judeus! Mt 27.29.Suas costas estão lanhadas pelos açoites. As costas dou aos que me ferem e a face, aos que me arrancam os cabelos; não escondo a face dos que me afrontam e me cospem Is 50.6. Uma acusação: Vocês não o percebem? Alguns, sim: O centurião debaixo da cruz. E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo Lc 23.47. A multidão que batia no peito. E, toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, voltava batendo nos peitos Lc 23.48. José de Arimateia e Nicodemos. Depois disso: José de Arimateia o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E, Pilatos lho permitiu. Então, foi e tirou o corpo de Jesus. E foi também Nicodemos aquele que, anteriormente, se dirigira de noite a Jesus, levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés Jo 19.38-39. Outros, porém, zombavam e maneavam a cabeça: E os que passavam blasfemavam dele, maneando a cabeça Mt 27.39.

A humilhação de Jerusalém os pecados e aflições do povo. O que o homem semear isto também colherá. Judá colheu o fruto do pecado. O homem está preso e sem descanso.v.3. Passa fome e não tem pasto...v.6. Está necessitado e abandonado. v.7. Não tem consolador. v.9. É desprezado. vs.7,11.21. É duramente oprimido. vs.3,14. Foi enganado.v.19. Jerusalém foi conquistada e destruída pelos babilônios em 586 a.C.  Como está abandonada Jerusalém, a cidade que antes vivia cheia de gente! Ela era respeitada no mundo inteiro, mas agora parece uma viúva; a rainha entre as nações hoje não passa de uma escrava Lm v.2. Não se trata de uma cidade qualquer, mas de Jerusalém, a gloriosa cidade de Deus. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo Sl 46.4; 48.1.  No Oriente antigo, as viúvas sofriam no seu desamparo. Não tendo a segurança do marido elas passavam miséria e eram exploradas. A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Levam o jumento do órfão; tomam em penhor o boi da viúva. Somos órfãos de pai; as nossas mães ficaram viúvas. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso, sofrereis mais rigoroso juízo Êx 22.22; Jó 24.3; Lm 5.3; Mt 23.14. 
Print Friendly and PDF