LAODICEIA



JOÃO HAVIA SIDO ENVIADO A UMA PRISÃO SITUADA NA ILHA DE PÁTMOS POR CAUSA DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO; ESTANDO ELE PRESO NESSA ILHA, ELE FOI ARREBATADO EM ESPÍRITO ATÉ AO TERCEIRO CÉU, ONDE ESTÁ O TRONO DE DEUS; LÁ ELE OUVIU O SENHOR JESUS FALAR SOBRE SETE IGREJAS DA PROVÍNCIA ROMANA DA ÁSIA, QUE FICAVA NUMA REGIÃO QUE HOJE FAZ PARTE DA TURQUIA.  (APOCALIPSE 1: 9—11). JOÃO FOI INCUMBIDO DE ENVIAR CARTAS A ESTAS SETE IGREJAS, E ESSA É UMA DESSAS CARTAS, QUE POR SUA VEZ FOI ENDEREÇADA (DIRIGIDA) A IGREJA DE LAODICÉIA.

CRISTO CITA PRIMEIRO FRIO E DEPOIS QUENTE, E ISSO É INTERESSANTE, PORQUE AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS PENSAM AO LEREM ESSE TEXTO, NÃO HÁ NADA DE ERRADO (NESSE CONTEXTO) EM SER FRIO; ELE DISSE: TOMARA QUE FORAS FRIO OU QUENTE

O SENHOR JESUS ESTÁ USANDO AQUI UMA LINGUAGEM QUE OS HABITANTES DAQUELA CIDADE (CREIO EU) ENTENDERAM MUITO BEM; EU VOU EXPLICAR POR QUE, PARA QUE VOCÊ POSSA ENTENDER TAMBÉM.

MAS ANTES LEIA O INÍCIO DESTA MENSAGEM EM FORMA DE CARTA, ENVIADA DA PARTE DE CRISTO PARA O MENSAGEIRO DE LAODICÉIA, PARA QUE ESTE FOSSE MINISTRADO JUNTAMENTE COM A COMUNIDADE EM LAODICÉIAVRS 14—16 DE AP 3:.

LAODICÉIA ERA UMA CIDADE RICA E FLORESCENTE DO IMPÉRIO ROMANO, “LAODICÉIA” É FORMADO POR DUAS PALAVRAS, “LAOS” = POVO, E “DICÉIA”= VOZ, OU OPINIÃO, OU SEJA, “A VOZ DO POVO”; A CIDADE QUE FOI AMPLIADA E MELHORADA POR ANTÍOCO EPÍFANIO 2º, RECEBEU ESSE NOME EM HOMENAGEM À ESPOSA DESTE REI SÍRIO, ELA SE CHAMAVA: LAODICE.  

LAODICÉIA FICAVA ENTRE DUAS CIDADES, HIERÁPOLIS E COLOSSOS NA ÁSIA MENOR. 

HIERÁPOLIS POSSUÍA FONTES TÉRMICAS MEDICINAIS, QUE ERAM FONTES COM ÁGUAS QUENTES, QUE AJUDAVAM NO TRATAMENTO DE ALGUNS PROBLEMAS DE SAÚDE. 

COLOSSOS ERA ABASTECIDA POR FONTES DE ÁGUAS FRIAS QUE DESCIAM DAS MONTANHAS E ERAM ABUNDANTEMENTE POTÁVEIS E BOAS PARA SE BEBER. 

JÁ O SUPRIMENTO DE ÁGUA DE LAODICÉIA VINHA DE UMA FONTE DISTANTE ATRAVÉS DE TUBOS OU AQUEDUTOS, QUANDO A ÁGUA CHEGAVA À CIDADE ELA ESTAVA MORNA E POUCO POTÁVEL; AO ENGOLIR ESTA ÁGUA MUITOS VOMITAVAM, POIS ESSA ÁGUA ERA IMPOSSÍVEL DE SER INGERIDA; AS ÁGUAS MORNAS DE LAODICÉIA SÓ DAVAM ÂNSIA DE VÔMITO!

JESUS USA ESSE LINGUAJAR\EXEMPLO PARA LEVÁ-LOS A ENTENDER QUE ELES NÃO ERAM NEM FRIOS, NEM QUENTES, MAS MORNOS COMO AS SUAS PRÓPRIAS ÁGUAS, E ESTAVAM CAUSANDO EM JESUS O MESMO QUE SUAS ÁGUAS CAUSAVAM NELES QUANDO A INGERIAM: NÁUSEAS. 

CRISTO QUER QUE A IGREJA SEJA: FRIA COMO AS ÁGUAS DE COLOSSOSE ASSIM SACIE A SEDE DOS SEDENTOS. 

CRISTO QUER QUE A IGREJA SEJA: QUENTE COMO AS ÁGUAS DEHIERÁPOLIS, E ASSIM AQUEÇA OS FRIOS DE CORAÇÃO E ESPÍRITO, OS FRIOS NA FÉ E NO AMOR.

PORÉM, LAODICÉIA, SE TORNOU UM AJUNTAMENTO DE PESSOAS MORNAS.


O CORPO HUMANO É ALGO FANTÁSTICO, QUANDO ALGO ESTRAGADO ENTRA EM NOSSO ESTÔMAGO, ESTE LOGO AO DETECTAR, COMEÇA A SE CONTRAIR EM UMA FORÇA EXTRAORDINÁRIA PARA JOGAR PARA FORA OU EXPELIR AQUILO QUE NÃO PRESTA. E SEGUNDO O SENHOR JESUS, ERA ISSO QUE ESTAVA ACONTECENDO COM ELE: SEU ESTÔMAGO ESTAVA SE CONTRAINDO, PROCURANDO JOGAR OU EXPELIR OS CRENTES DA IGREJA DE LAODICÉIAPARA FORA; CRISTO PORÉM, NÃO QUERIA QUE ISSO ACONTECESSE!

O SENHOR NÃO QUER QUE SEJAMOS: MORNOS ESPIRITUALMENTE COMO AS ÁGUAS DE LAODICÉIA, QUE ERA DE POUCA, OU TALVEZ DE NENHUMA UTILIDADE, SERVINDO APENAS PARA PROVOCAR ÂNSIA DE VÔMITOS.

UM FATO CURIOSO É QUE: O CRENTE MORNO NÃO É MORNO PARA TUDO;ELE NÃO É MORNO PARA O SEU DIVERTIMENTO OU O SEU LAZER; NÃO É MORNO PARA PASSEAR; NÃO É MORNO PARA JOGAR FUTEBOL; NÃO É MORNO PARA IR AO CINEMA; NÃO É MORNO PARA IR A PRAIA; NÃO É MORNO PARA AS COISAS QUE SÃO DO SEU INTERESSE PARTICULAR! ESSAS COISAS NÃO SÃO ERRADAS; PORÉM, COMO DIZ SALOMÃO, TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO DEBAIXO DO SOL.

MORNO FICA NO MEIO ENTRE O QUENTE E O FRIO; O MORNO FICA EM CIMA DO MURO; NÃO SABE O QUE QUER DA VIDA; SE QUER AI (RUÍNA) OU SE QUER BETEL (CASA DE DEUS). É PRECISO DESCER DO MURO; É PRECISO FAZER UMA ESCOLHA SÁBIA\SENSATA E TOMAR UMA DECISÃO INTELIGENTE! 

A MORNIDÃO ESPIRITUAL ATACA A ÁREA ESPIRITUAL DA VIDA DO CRENTE!

NÃO SEJA UM CANAL DE ÁGUAS MORNAS COMO OS DE LAODICÉIA! SEJA UM CANAL DE ÁGUAS FRIAS COMO AS DE COLOSSOS PARA OS DE ALMA SEDENTA; SEJA UM CANAL DE ÁGUAS QUENTES COMO AS DE HIERÁPOLISPARA AQUECER OS FRIOS DE CORAÇÃO E ESPÍRITO, OS FRIOS NA FÉ E NO AMOR.

CONTINUANDO A LEITURA, VEJA QUE O QUE OCASIONOU A MORNIDÃO NA IGREJA DE LAODICÉIA FOI UM EQUIVOCADO SISTEMA DE MEDIÇÃO QUE ELES ESTAVAM UTILIZANDO: V 17a


A CIDADE DE LAODICÉIA ERA CONHECIDA COMO UM CENTRO BANCÁRIO OU UM PÓLO DE BANCOS, UM LOCAL ONDE CIRCULAVA GRANDE VOLUME DE DINHEIRO, DINHEIRO NÃO ERA O PROBLEMA PARA ELES; ERA TAMBÉM UMA GRANDE PRODUTORA DA LÃ NEGRA, UMA LÃ DE GRANDE QUALIDADE E CARA, QUE OS DEIXAVA ORGULHOSOS; HAVIA NESSA CIDADE TAMBÉM UMA ESCOLA DE MEDICINA MUITO FAMOSA QUE FABRICAVA DOIS UNGÜENTOS QUASE MILAGROSOS PARA OS OLHOS E OUVIDOS; SE FABRICAVA TAMBÉM UM COLÍRIO A BASE DE PÓ FRÍGIO, QUE ERA SEU MAIS IMPORTANTE PRODUTO. 

A CIDADE DE LAODICÉIA SOFREU UM TERREMOTO EM 60 D.C. E FOI REEDIFICADA COM RECURSOS PRÓPRIOS, SEM AUXÍLIO DO GOVERNO ROMANO. A CIDADE ERA UMA CIDADE AUTO-SUFICIENTE. E, A IGREJA DELAODICÉIA INFELIZMENTE ESTAVA INDO PELO MESMO CAMINHO, POIS HAVIA SE TORNADO AUTO-SUFICIENTE AOS OLHOS DO SENHOR JESUS.

CRISTO DIZ: “POIS DIZES: RICO SOU, ESTOU ENRIQUECIDO E DE NADA TENHO FALTA” – OS CRENTES DE LAODICÉIA CONFUNDIAM SUCESSO MATERIAL E FINANCEIRO COM SUCESSO NA VIDA ESPIRITUAL COM DEUS.
 
PORÉM, ESSA AFIRMAÇÃO DOS CRENTES DE LAODICÉIA NÃO REFLETIA O VERDADEIRO ESTADO DELES. É FÁCIL DIZER QUE ESTÁ TUDO BEM NA VIDA ESPIRITUAL, MAS JESUS É AQUELE QUE SABE A VERDADE! ELE VÊ AS OBRAS E SONDA OS CORAÇÕES.

VEJA COMO ESTAVA A VIDA ESPIRITUAL DELES COM DEUS: V 17b “E NÃO SABES QUE ÉS UM DESGRAÇADO OU INFELIZ, E POBRE, E CEGO E NÚ”. VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR UM CRENTE NESSA CONDIÇÃO?!

APOCALIPSE 3: 18 “ACONSELHO-TE” – JESUS NÃO ELOGIOU A IGREJA EMLAODICÉIA, MAS OFERECEU UM CONSELHO.

O CONSELHO ERA PARA QUE OS CRENTES DAQUELA COMUNIDADE ADQUIRESSEM 3 COISAS:
1. “COMPRAR DELE OURO REFINADO”. A VERDADEIRA RIQUEZA É ESPIRITUAL, E VEM EXCLUSIVAMENTE DE DEUS.
2. “COMPRAR DELE VESTIDURAS BRANCAS”. É DEUS QUEM LAVA OS NOSSOS PECADOS E NOS VESTE DE PUREZA.
3. “COMPRAR DELE COLÍRIO PARA OS OLHOS”. SOMENTE JESUS PODE CURAR A CEGUEIRA ESPIRITUAL QUE AFLIGE OS ORGULHOSOS E AUTO-SUFICIENTES.

APOCALIPSE 3: 19a “EU REPREENDO E DISCIPLINO A TODOS QUANTOS AMO” – A CORREÇÃO QUE VEM DE DEUS É UMA MANIFESTAÇÃO DO SEU AMOR (HEBREUS 12: 4—11). 

QUANDO DEUS NOS CORRIGE, DEVEMOS ACEITAR A DISCIPLINA COMO ELE DESEJA, PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM. ELE QUER NOS CONDUZIR AO ARREPENDIMENTO E À PLENA COMUNHÃO COM ELE. A DISCIPLINA APLICADA PELOS SERVOS DE DEUS DEVE, TAMBÉM, SER MOTIVADA PELO AMOR (HEBREUS 12: 12,13).

VEJA O QUE OS CRENTES DE LAODICÉIA DEVERIAM FAZER. APOCALIPSE 3: 19b “SÊ, POIS, ZELOSO E ARREPENDE-TE”

V 20 TEM CONGREGAÇÕES QUE SE VÊ DE TUDO: SE VÊ IDOLATRIA; SE VÊ MISTICISMO; SE VÊ ARTISTAS; SE VÊ COMÉRCIO; SE VÊ SHOW; SE VÊ PALHAÇADA; SE VÊ EXPLORAÇÃO DA FÉ; SE VÊ DE TUDO; ISSO É FATO!!!! CRISTO, PORÉM, ELES DEIXAM DO LADO DE FORA; PORQUE ELES SABEM QUE SE ELE ENTRAR, O CORO VAI COMER! ELE VAI USAR O AZORRAGUE!

V 21 QUEM VENCESSE A CONDIÇÃO DE MORNIDÃO VIVERIA A PROMESSA DE ASSENTAR COM CRISTO NO TRONO DE CRISTO NO REINO MILENAR, ASSIM COMO CRISTO VENCEU E ESTÁ ASSENTADO COM DEUS O PAI NO TRONO DO PAI!

APOCALIPSE 3: 22 “QUEM TEM OUVIDOS” JESUS BATE E CHAMA. CABE AO HOMEM OUVIR E ATENDER A SUA VOZ!

ESSA SITUAÇÃO DE MORNIDÃO NA COMUNIDADE EM LAODICÉIA PRECISAVA MUDAR URGENTEMENTE NO MEIO DA IGREJA DO SENHOR!

CRISTO ESTAVA DO LADO DE FORA! É COMO SE A PESSOA DISSESSE:JESUS FICA FORA DA MINHA VIDA; FICA FORA DA MINHA CASA; FICA FORA DA MINHA FAMÍLIA; FICA FORA DO MEU CASAMENTO; FORA DOS MEUS PROJETOS, FORA DOS MEUS SONHOS, ETC.

NÃO SEJA INDIFERENTE A VOZ DO ESPIRITO SANTO DE DEUS! OUÇA O CONSELHO DE JESUS E OBEDEÇA A SUA VOZ. SE ARREPENDA DE TODA INDIFERENÇA, DE TODA MORNIDÃO PELAS COISAS ESPIRITUAIS, PARA QUE VOCÊ VEJA A SALVAÇÃO ENTRANDO NA SUA CASA, ENTRANDO NA SUA VIDA!
Print Friendly and PDF