19 de março de 2017

A PEDRA VIVA


Os cristãos são pedras vivas, que Deus usa na construção de um templo espiritual, onde eles servirão
como sacerdotes. Os que não creem na mensagem do evangelho tropeçaram nessa pedra e cairão para a perdição, o apóstolo usa ainda outras expressões, para falar sobre o povo cristão. O apóstolo usa várias figuras para falar sobre Jesus Cristo e sobre o povo de Deus. Jesus é a pedra viva que foi rejeitada pelos
seres humanos, mas que Deus
escolheu como de grande valor 1 Pe 2.1-10.
Abandonem tudo o que é mau. Abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. Mas agora livrem-se de tudo isso: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. Não minta uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes. Deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual pode salva-los. Ef 4.22; Cl 3.8-9; Tg 1.21.
As Escrituras Sagradas. Procure descobrir, por vocês mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele! Sl 34.8
A pedra viva que os seres humanos rejeitaram. A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas Sl 118.22.
Trata-se de uma pedra grande que era colocada no ponto onde os alicerces de duas paredes se encontravam. Essa figura pode referir-se a Israel, um pais que os inimigos vizinhos consideravam fraco e sem valor; ou pode referir-se ao rei, que era desprezado pelos reis poderosos das nações daquele tempo. São citados no todo ou em parte. Jesus então perguntou:
Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?
A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa! Mt 21.42; Mc 12.10-11; Lc 20.17; At 4.11; 1 Pe 2.7.
A figura de linguagem da pedra escolhida por Deus veio a ser entendida como uma referência ao Messias. Eu serei um templo para abrigar vocês; serei também uma pedra e uma rocha que fará com que os povos de Judá e de Israel tropecem e caiam; serei uma armadilha e um laço para pegar os moradores de Jerusalém. Muitos tropeçarão, cairão e se despedaçarão; ficarão presos nessa armadilha. Por isso, o Senhor Deus diz:
Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra preciosa que eu escolhi, para ser a pedra principal do alicerce. Nela está escrito isto:
Quem tem fé não tem medo. Is 8.14-15; 28.16.
Diante de Zorobabel, altas montanhas vão virar campos planos. Ele vai trazer a pedra mais importante do templo, e o povo vai gritar: Que beleza! Que beleza! Zc 4.7.
Pedras vivas na construção de um templo espiritual.
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. Assim se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é Santo, e vocês são o seu templo. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito 1 Co 3.16-17; Ef 2.21-22.
Sacerdotes dedicado a Deus.
Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes. É isso o que você dirá aos israelitas. E vocês serão escolhidos como sacerdotes do Senhor, como servos do nosso Deus. As riquezas das outras nações serão de vocês, e vocês se orgulharão de serem donos dessa imensa fortuna. Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. E fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servimos ao seu Deus e Pai. A Jesus Cristo sejam dados a glória e o poder para todo o sempre! Amém! Tu fizeste com que essas pessoas fossem um reino de sacerdotes que servem ao nosso Deus; e elas governarão o mundo inteiro. Feliz e abençoadas as pessoas que foram incluídas nessa primeira ressurreição, pois a segunda morte não tem poder sobre elas! Serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante os mil anos Êx 19.6; Is 61.6; 1 Pe 2.9; Ap 1.6; 5.10; 20.6.